terça-feira, 25 de novembro de 2008

Campinas sobre tela

Nos cantos de Campinas, um homem observa as belezas não percebidas aos olhares apressados. Seu nome é Hamilton Dorigatti, um artista plástico que reúne cerca de 80 obras retratando a cidade de Campinas. São 30 quadros mostrando as belezas da Lagoa do Taquaral, e mais 50 com detalhes da Estação da Paulista, da Rua 13 de maio, do Bosque dos Jequitibás e muito mais. O aposentado de 62 anos, que desde pequeno foi apaixonado pela arte, só agora teve tempo de se dedicar à pintura, e utiliza a técnica em óleo sobre tela para encantar quem admira essa cidade.





Por aconselhamento médico, Hamilton começou a caminhar na Lagoa do Taquaral, e sua falecida esposa sugeriu e o incentivou a pintar as belezas deste lugar, que serve de inspiração para os mais belos quadros do pintor. “Todo o Parque Portugal é um ícone do povo campineiro. É o maior centro de lazer da cidade. Todos nós amamos essa lagoa de muitas histórias”, afirmou o artista.





A cidade de Campinas possui muitos monumentos históricos e praças públicas que são inspiração para muitos artistas, mas nenhum tão atento quanto Hamilton. Ele observou mais de 80 pontos da cidade e seu povo que tiveram como resultado belos quadros. “Não basta ser um grande projeto arquitetônico. Não basta ser um local público. Não basta ser um local que se tire fotos maravilhosas. É necessário fornecer o clima para a pintura”, disse.



Todo esse trabalho foi reconhecido, e em agosto deste ano, Hamilton Dorigatti ganhou medalha de ouro na 2ª Exposição Oficial de Artes Plásticas do Clube Cultura, mas mesmo assim nunca perdeu a humildade. “Pessoalmente acho que sou mais um iniciante neste mundo mágico e colorido que me leva a sonhar”, concluiu

Nenhum comentário: