sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Anfetaminas[2]




Buscando perder peso, muitas pessoas se deparam com um medicamento que promete inibir a fome e aumentar o metabolismo fazendo com que o usuário perca peso de forma muito rápida. Essa droga é a anfetamina, muito sedutora, mas muito mais perigosa.

A Anfetamina age diretamente no Sistema Nervoso Central, proporcionando euforia e concentração, o que causa um significativo aumento da capacidade física e mental do usuário. Porém faz com que o organismo trabalhe acima de suas necessidades exercendo esforços excessivos, e isso é extremamente prejudicial à saúde.

Ao ingerir a droga, a pessoa pode sentir insônia, perda de apetite, energia em excesso, fala acelerada e boca seca. Porém o uso indiscriminado de anfetaminas em longo prazo pode causar um aumento da pressão vascular, ou seja, do coração, que pode resultar em um infarto e também a pressão intracraniana que pode gerar um AVC (Acidente Vascular Cerebral),e também a explosão de uma artéria cerebral,que é o aneurisma cerebral, muito comum em jovens.

Os transtornos psicóticos também são muito comuns em usuários de anfetaminas, tais como, transtorno Bipolar, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Síndrome do Pânico, Transtorno de Personalidade, além de depressão e ansiedade.

Como afirma a nutricionista Alessandra Missio Pereira, o uso de anfetaminas quase nunca é recomendado, somente em alguns casos de obesidade grau III, em que o tratamento, acompanhado por médicos, faria a pessoa emagrecer cerca de quinze quilos em uma semana, tirando-a de uma zona de risco causada pelo excesso de gordura.

Além disso, a interrupção do consumo causa um efeito rebote onde a pessoa começa a sentir fome novamente e pode engorda duas ou três vezes mais do que antes de consumir o remédio. Por essa razão é que o uso deve ser restrito a pessoas que realmente precisam perder peso rapidamente. “Não compensa o uso de anfetaminas no caso de um emagrecimento pequeno”, afirmou a nutricionista Alessandra Pereira.

A melhor opção para manter o peso e ter mais disposição no seu dia a dia é uma alimentação equilibrada e atividade física. Essa é a dupla que até hoje traz a melhor qualidade de vida para quem quer emagrecer e se manter saudável ao mesmo tempo. A dieta equilibrada é feita a partir de uma reeducação alimentar, em que o nutricionista ensina a pessoa a comer, fazendo com que ela consiga manter um peso saudável ao longo da vida a partir da mudança de comportamento.


Um comentário:

Anônimo disse...

num tem nem o q comentar...
mas to aki mesmo assim soh pra prestigiar seus trabalhos que, como sempre, são ótimos!!!

parabéns meu amor
muita sorte (vc nao precisa disso mas eh sempre bom hehe) e parabéns de novo

te amo muito